top of page

Giro Global #32: Mercados globais repercutem política monetária e evolução da crise bancária.

  • Foto do escritor: Leonardo Strambi, CFA
    Leonardo Strambi, CFA
  • 26 de mar. de 2023
  • 3 min de leitura

O grande destaque da semana passada foi a "Super Quarta", marcada pelas decisões de política monetária do FOMC e do COPOM, em um momento onde o mercados monitoram os desdobramentos da crise nos sistemas financeiros globais.


O FED aumentou os juros em 25 bps e, apesar de ter reconhecido que a inflação ainda permanece elevada, citou o ritmo acelerado de criação de empregos e a baixa taxa de desemprego. A autoridade monetária também se pronunciou sobre a crise bancária, destacando a resiliência do sistema financeiro norte-americano.


Os ativos de risco ganharam alívio e passaram a operar com viés mais positivo e menor volatilidade. Embora o otimismo com o fim do ciclo de alta de juros nos EUA tenha aumentado, o desafio do FED é grande, tendo em vista a possibilidade de desaceleração econômica.


A mediana das projeções de juros em 2023 é de 5,125%, veja no gráfico abaixo.


Na Europa, além da venda do Credit Suisse para o UBS, que destaquei na semana passada, foi a vez das ações do Deutsche Bank despencarem, em função do aumento na probabilidade de insolvência da instituição.


O impacto do evento do SVB nos bancos regionais americanos impressiona. Foi uma destriuição de valor de mais de 95 bilhões de dólares em apenas 2 semanas.


No Brasil, o Banco Central decidiu pela manutenção da taxa de juros em 13,75% a.a. e afirmou que continuará avaliando se manter a taxa por um período suficientemente longo ajudará a garantir a convergência da inflação nos próximos anos. O comunicado veio em tom mais duro do que o esperado,destacando a incerteza econômica e a volatilidade dos mercados, o que levou a forte queda na bolsa, alta no dólar e abertura nos juros.


Se, nos EUA, as narrativas têm oscilado entre o otimismo do fim do ciclo de alta nos juros e o pessimismo da possibilidade de uma recessão mais forte, no Brasil, o viés negativo segue dominando o cenário, em resposta aos sinais de desaceleração econômica, inflação ainda elevada e, principalmente, à ausência de um arcabouço fiscal crível, potencializada pela enorme dificuldade de comunicação do governo Lula.


Neste ponto, a impressão é que somente uma mudança de postura do time econômico poderia criar as circunstâncias que permitam um ambiente de harmonia entre política fiscal e monetária com potencial para alterar a dinâmica da bolsa brasileira, que negocia com prêmios altos e quadro técnico leve.


Assine nossa newsletter e receba as atualizações em primeira mão.


Bancos centrais em ação

Os principais headlines de política monetária ao redor do mundo na semana.

  • ECB rates must rise; bank share volatility unsurprising, ECB's Nagel says

  • Bank of England raises interest rates again but says inflation to fall fast

  • The sure-footed Fed of the past year now in doubt about next policy move

  • GRAPHIC-Central banks stick to rate hikes with eye on market turmoil

  • Fed sees credit drawdown looming, shifts towards pause on rate hikes

  • Swiss National Bank raises rates, says Credit Suisse takeover prevented larger crisis

  • Even as Bank of Canada moves to sidelines, consumers not ready to splurge

Obrigado pela leitura.

Espero ter conseguido entregar o máximo de valor pelo mínimo de tempo.


Uma excelente semana e bons negócios.


Fundador e Assessor de Investimentos na Austria Capital



*Opiniões e análises pessoais, que não refletem necessariamente visões institucionais, nem se configuram como recomendação de investimento.


*A Austria Capital preza pela qualidade de informações e análises, ressaltando, no entanto que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento neste portal. Qualquer decisão de investimento deve ser sempre realizada em conjunto com um profissional certificado de mercado, observando aspectos pessoais, situação patrimonial e perfil de risco.

Comentários


GESTÃO DE RECURSOS (1).png

Av das Américas, 1155, Sl. 807

Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22631-903

  • LinkedIn
  • Instagram

Copyright © 2025 Austria Capital Gestão de Recursos, CNPJ 61.051.733/0001-40. Todos os direitos reservados.

 

A Austria Capital Gestão de Recursos Ltda. é uma sociedade devidamente autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) para o exercício da atividade de administração de carteiras de valores mobiliários, na categoria gestora de recursos, nos termos da Resolução CVM nº 21, sob o código CVM 010157-5. As informações, opiniões, análises, materiais e documentos disponibilizados neste portal possuem caráter exclusivamente informativo e não caracterizam e não devem ser interpretados como recomendação de investimento, oferta, solicitação, convite, esforço de venda, consultoria ou assessoria de investimentos, nem como análise ou pesquisa de valores mobiliários nos termos da regulamentação vigente. O conteúdo não considera objetivos de investimento, situação financeira, necessidades específicas ou perfil de risco de qualquer investidor. Desempenhos passados não representam garantia de resultados futuros. A Austria Capital Gestão de Recursos não realiza a distribuição de cotas de fundos de investimento ou quaisquer outros valores mobiliários. Embora a Austria Capital Gestão de Recursos adote melhores esforços para garantir a precisão, integridade e atualização dos dados, não garante sua exatidão, completude ou pontualidade, não se responsabilizando por eventuais erros, omissões ou decisões tomadas com base nas informações disponibilizadas. A Austria Capital declara estar em conformidade com o Código de Ética e os Padrões de Conduta Profissional do CFA Institute. Essa declaração não é verificada pelo CFA Institute. Informações regulatórias são públicas e podem ser consultadas nos sistemas da CVM. Os serviços da Austria Capital Gestão de Recursos são oferecidos exclusivamente a clientes residentes e domiciliados no Brasil, sujeitos à tributação no Brasil, e são prestados integralmente sob jurisdição brasileira. Os serviços não são oferecidos a, e não estão disponíveis para, US persons. A Austria Capital Gestão de Recursos não possui “place of business” nos Estados Unidos, não realiza solicitação de clientes nos Estados Unidos e não é registrada como RIA perante a Securities and Exchange Commission (“SEC”), estando sujeita exclusivamente à regulação da CVM. Todo o relacionamento contratual, suitability, execução e supervisão ocorre no Brasil, conforme a regulamentação brasileira aplicável. Canais remotos de comunicação podem ser operados a partir dos Estados Unidos exclusivamente por conveniência operacional e de fuso horário. Tais comunicações não caracterizam estabelecimento, solicitação ou oferta de serviços de consultoria ou gestão nos Estados Unidos.

Services are offered exclusively to clients domiciled and tax resident in Brazil and are conducted solely under Brazilian jurisdiction. Services are not offered to, and are not available for, US persons. Austria Capital Gestão de Recursos does not maintain a US place of business and is not registered as an investment adviser with the SEC, being regulated exclusively by the Brazilian Securities Commission (CVM). All contractual relationships, suitability processes, execution and oversight occur under Brazilian regulation. 

LogoCVM_Vertical_PNG.png
bottom of page