top of page

Giro Global #3: Risk-off.

  • Foto do escritor: Leonardo Strambi, CFA
    Leonardo Strambi, CFA
  • 17 de jul. de 2022
  • 2 min de leitura

A semana que passou teve uma agenda cheia, com a divulgação de diversos indicadores econômicos. Os temores de recessão seguiram dominando as narrativas, fazendo o Ibovespa encerrar em queda de -3,7% e o S&P 500 em queda de -0,93%.


Os indicadores econômicos deram sinais mistos. Vale destacar o CPI (Inflação ao consumidor) e o PPI (Inflação ao Produtor) nos EUA, que seguiram fortes e acumulam 9,1% e 11,3%, respectivamente, nos últimos 12 meses; o sentimento ao consumidor dos EUA, que mostrou queda nas expectativas de inflação de longo prazo; vendas no varejo nos EUA, que vieram acima do consenso de mercado; PIB da China, que desacelerou para 0,4% ano contra ano, bastante abaixo do consenso de mercado, 1,2%; vendas no varejo e produção industrial na China, que tiveram uma leitura positiva, subindo 3,1% e 3,8% respectivamente.


O grande destaque negativo da semana foi a queda das commodities, seguindo o movimento que apontamos no artigo 'Giro Global #2: Commodities em queda.':


"É importante seguir observando de perto o desempenho das commodities. Em uma eventual continuidade dos movimentos de quedas, o Brasil tende a sofrer um impacto relevante, à medida em que reduzem as expectativas de arrecadação e sobre a balança comercial."


Gráfico da semana


Bancos centrais ao redor do mundo elevam taxa de juros.




Leituras da semana


- Fed officials still leaning to 75-basis-point rate hike in July read more

- China's economy brakes sharply in Q2, global risks darken outlook read more

- POLL-ECB set for 25bps rate hike in July; slim majority say should do 50 -economists read more

- POLL-Japan June consumer inflation seen above BOJ's target for 3rd month read more

- Indonesia trade surplus beats forecast after palm oil exports resumption read more

- China new home prices unchanged in June, after dropping for two months read more

-Thailand to offer land ownership to lure wealthy foreigners read more

Juros


Nossa taxa de 10 anos abriu a semana em 13,24% e fechou em 13,36%.


A taxa das Treasuries de 10 anos caiu de 3,1% para 2,93%.



Moedas


O DXY segue em tendência de alta. O Real seguiu se desvalorizando e encerrou a semana em R$5,4082.


DXY YTD:


BRL YTD:



Commodities


As commodities, de forma geral, continuaram o movimento de correção.


Tanto o Petróleo BRENT, como o Minério de Ferro tiveram mais uma semana de queda.


BRENT YTD:


Iron Ore YTD:




Equities


O Ibovespa fechou a semana em queda de 3,73% a 96.551 pontos, enquanto o S&P 500 caiu 0,93% e fechou a 3.836 pontos.


Ibovespa YTD:


S&P 500 YTD:


O que esperar para a próxima semana


No cenário internacional, teremos decisão de juros do ECB, enquanto no Brasil o foco será arrecadação federal de junho e a prévia do IGP-M de julho.


Os ativos brasileiros tendem a seguir acompanhando o cenário internacional complexo e os seus impactos nos preços das commodities, que afetam diretamente nossa economia e pressionam o Ibovespa e o câmbio.


A temporada de resultados do 2T22 se iniciou no dia 14/07 e é importante acompanhar os resultados que serão divulgados pelas empresas nas próximas semanas. Apesar de riscos maiores de uma recessão econômica, as projeções de EPS para os próximos 12 meses, 2023 e 2024 subiram levemente durante o trimestre. Ao longo do período, as projeções de lucros foram revisados para cima entre 6%-8%.




Leonardo Strambi

Sócio-Fundador e Assessor de Investimentos na Austria Capital

Comentários


GESTÃO DE RECURSOS (1).png

Av das Américas, 1155, Sl. 807

Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22631-903

  • LinkedIn
  • Instagram

Copyright © 2025 Austria Capital Gestão de Recursos, CNPJ 61.051.733/0001-40. Todos os direitos reservados.

 

A Austria Capital Gestão de Recursos Ltda. é uma sociedade devidamente autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) para o exercício da atividade de administração de carteiras de valores mobiliários, na categoria gestora de recursos, nos termos da Resolução CVM nº 21, sob o código CVM 010157-5. As informações, opiniões, análises, materiais e documentos disponibilizados neste portal possuem caráter exclusivamente informativo e não caracterizam e não devem ser interpretados como recomendação de investimento, oferta, solicitação, convite, esforço de venda, consultoria ou assessoria de investimentos, nem como análise ou pesquisa de valores mobiliários nos termos da regulamentação vigente. O conteúdo não considera objetivos de investimento, situação financeira, necessidades específicas ou perfil de risco de qualquer investidor. Desempenhos passados não representam garantia de resultados futuros. A Austria Capital Gestão de Recursos não realiza a distribuição de cotas de fundos de investimento ou quaisquer outros valores mobiliários. Embora a Austria Capital Gestão de Recursos adote melhores esforços para garantir a precisão, integridade e atualização dos dados, não garante sua exatidão, completude ou pontualidade, não se responsabilizando por eventuais erros, omissões ou decisões tomadas com base nas informações disponibilizadas. A Austria Capital declara estar em conformidade com o Código de Ética e os Padrões de Conduta Profissional do CFA Institute. Essa declaração não é verificada pelo CFA Institute. Informações regulatórias são públicas e podem ser consultadas nos sistemas da CVM. Os serviços da Austria Capital Gestão de Recursos são oferecidos exclusivamente a clientes residentes e domiciliados no Brasil, sujeitos à tributação no Brasil, e são prestados integralmente sob jurisdição brasileira. Os serviços não são oferecidos a, e não estão disponíveis para, US persons. A Austria Capital Gestão de Recursos não possui “place of business” nos Estados Unidos, não realiza solicitação de clientes nos Estados Unidos e não é registrada como RIA perante a Securities and Exchange Commission (“SEC”), estando sujeita exclusivamente à regulação da CVM. Todo o relacionamento contratual, suitability, execução e supervisão ocorre no Brasil, conforme a regulamentação brasileira aplicável. Canais remotos de comunicação podem ser operados a partir dos Estados Unidos exclusivamente por conveniência operacional e de fuso horário. Tais comunicações não caracterizam estabelecimento, solicitação ou oferta de serviços de consultoria ou gestão nos Estados Unidos.

Services are offered exclusively to clients domiciled and tax resident in Brazil and are conducted solely under Brazilian jurisdiction. Services are not offered to, and are not available for, US persons. Austria Capital Gestão de Recursos does not maintain a US place of business and is not registered as an investment adviser with the SEC, being regulated exclusively by the Brazilian Securities Commission (CVM). All contractual relationships, suitability processes, execution and oversight occur under Brazilian regulation. 

LogoCVM_Vertical_PNG.png
bottom of page