top of page

Por que investir em ações?

  • Foto do escritor: Redação Austria Capital
    Redação Austria Capital
  • 6 de jul. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 9 de fev. de 2023

Ao redor do mundo, em especial em países desenvolvidos, investir em ações sempre foi a opção mais rentável e inteligente para se construir patrimônio no longo prazo.

ree


Ao redor do mundo, em especial em países desenvolvidos, investir em ações sempre foi a opção mais rentável e inteligente para se construir patrimônio no longo prazo. Devido a isso, vem subindo o número de investidores dispostos a garimpar as melhores ações de empresas para construir seu patrimônio, uma prática quase trivial em países com economia mais desenvolvida, como os Estados Unidos.


O estudo “Triumph of the Optimists” de Elroy Dimson, professor da London Business School, publicado em 2003, avaliou o retorno do mercado acionário em comparação com investimentos em instrumentos de dívida num período de até 100 anos e o resultado mostrou o que já esperávamos: o investimento em ações foi muito mais rentável.


O estudo ainda demonstra que, em todos os países analisados, o desempenho das ações num período de cerca de 100 anos foi sempre positivo em termos reais, e que em períodos de curto prazo ou poucos anos, distorções podem ocorrer, tanto positivamente, quanto negativamente.


No entanto, é necessário que o investidor tenha uma estratégia de investimento clara, na qual permita construir patrimônio no longo prazo e proteger o seu poder de compra contra à inflação. Visto isso, o investidor Warren Buffet defende que é necessário ter uma estratégia de investimento, assim como: Análise fundamentalista; Value Investing ou Buy and Hold. São estratégias que visam entregar grandes retornos aos investidores de ações no longo prazo.


*Análise fundamentalista: é a análise que leva em conta os fundamentos do negócio, partindo de demonstrativos contábeis, qualidade da gestão e fatores macro e microeconômicos para determinar as ações mais promissoras.


*Value Investing: é uma estratégia que busca determinar o valor intrínseco da ação, usando a análise fundamentalista para identificar ações subavaliadas e com alto potencial de valorização para incluir na carteira.


*Buy and Hold: é a tática oficial de Buffett, que consiste em comprar ações de empresas sólidas e segurá-las pelo máximo de tempo possível, para que atinjam todo o seu potencial de valorização e gerem mais retorno em longo prazo.


Concomitantemente, o investimento em ações é a melhor alternativa para quem visa construir patrimônio no longo prazo, pois o tempo é aliado da renda variável. Visto que, as empresas tendem a crescer no longo prazo, explorando novos mercados, novos consumidores, expandindo suas operações, entregando resultado e entre outros.o you have a design in mind for your blog? Whether you prefer a trendy postcard look or you’re going for a more editorial style blog - there’s a stunning layout for everyone.


Concomitantemente, o investimento em ações é a melhor alternativa para quem visa construir patrimônio no longo prazo, pois o tempo é aliado na renda variável. Visto que, as empresas tendem a crescer no longo prazo, explorando novos mercados, novos consumidores, expandindo suas operações, entregando resultado e entre outros.

Além do crescimento apresentado pelas empresas ao longo do tempo, como as companhias costumam repassar a inflação em seus produtos e serviços, os resultados das companhias tendem a estar protegidos da inflação no longo prazo. Sendo essencial ter investimento nessa classe de ativos.


Conte com a ajuda de um profissional certificado para construir uma estratégia de investimento de acordo com seu perfil de investidor, seus objetivos e tempo de alocação.


Vinicius Galharte

Associado e Assessor de Investimentos na Austria Capital




Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page