Giro Global #8: Risk Off.
- Leonardo Strambi, CFA

- 22 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
A semana se iniciou dando continuidade ao movimento de aversão ao risco que observamos na semana passada.
Cenário Macro
A semana se iniciou dando continuidade ao movimento de aversão ao risco que observamos na semana passada. Recapitulando, na semana anterior os juros futuros fecharam em alta, acompanhando a repercusão no cenário externo das surpresas negativas acerca da inflação e consequentemente incertezas em relação à política monetária. O grande destaque foi a ata do FOMC, que mostrou que a elevação em 75 bps foi consensual por entre todos os membros votantes do comitê. Para frente, o comitê manteve a sinalização de que os próximos movimentos dependerão dos dados econômicos.
O Ibovespa encerrou a semana em queda de 1,1%, atingindo os 111 mil pontos. No Brasil, tivemos o início oficial das campanhas eleitorais. O presidente Jair Bolsonaro declarou que irá aceitar o resultado das eleições. A mídia divulgou que o comício de Lula no Anhangabaú contou com um número inferior a 10 mil pessoas, quando eram esperados mais de 100 mil (veja a reportagem do O Globo).
Na Europa, o preço da energia continua em alta; na China tivemos novo corte nas taxas de juros; e na Rússia tivemos a morte de Darya Dugina, filha do ideólogo Alexander Dugin, aliado de Vladimir Putin. O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) acusou a Ucrânia de estar por trás do assasinato. O evento adiciona incertezas e sinaliza que ainda podemos estar longe do final do conflito.
Gráfico da Semana
Forte escalada no preço do Gás Natural. A aceleração do preço da energia pressiona para baixo o crescimento e para cima a inflação.

O que esperar para a próxima semana
No cenário internacional teremos o deflator de consumo pessoal de julho nos EUA, uma das medições de inflação rpeferidas pelo FED e a prévia dos PMIs de países desenvolvidos.
No Brasil o destaque será a divulgação da prévia do IPCA-15 de agosto, CAGED (vagas de emprego).
Leituras da semana
China steps up easing, cuts lending benchmarks to revive faltering economy read more
BOJ seen cutting growth forecasts on soft spending, says ex-central bank executive read more
RBNZ wants rates 'comfortably above neutral' to tame inflation-Hawkesby read more
ECB must keep raising rates as inflation will stay too high: Nagel read more
Fed has 'a lot of time' before next rate decision needs to be made, Barkin says read more
Fed united on need for higher rates, divided over how high read more
Leonardo Strambi
Sócio-Fundador e Assessor de Investimentos na Austria Capital
.png)

Comentários