top of page

Giro Global #7: Deflação.

  • Foto do escritor: Leonardo Strambi, CFA
    Leonardo Strambi, CFA
  • 14 de ago. de 2022
  • 2 min de leitura

A dinâmica positiva de curto prazo observada nas últimas semanas parece ter ganhado força com as novas peças no tabuleiro. Nos últimos dias observamos dados positivos de inflação e criação de empregos, que contribuíram para uma reação positiva dos mercados, mesmo diante dos discursos mais duros do FED. Nos EUA, tanto o CPI quanto o PPI desaceleraram. Foi a primeira vez que os dois indicadores caíram simultaneamente desde de abril de 2020.


Cenário Macro


O Ibovespa encerrou a semana em alta de 5,9%, atingindo 112 mil pontos. O IPCA de julho caiu 0,68%, trazendo o resultado acumulado em 12 meses para 10,1%. Nos EUA, tanto o CPI quanto o PPI desaceleraram. Foi a primeira vez que os dois indicadores caíram simultaneamente desde de abril de 2020, o que favoreceu os ativos de risco, mesmo com a manutenção de discursos mais duros À respeito do combate à inflação nas declarações públicas dos membros do FED.


Os juros futuros fecharam a semana em queda. A redução nos prêmios reflete o posicionamento mais dovish do COPOM, que sinalizou estarmos perto do fim do ciclo de alta na taxa de juros. O mercado já trabalha com um cenário provável de queda nas taxas a partir de 2023. A curva de juro real, representada pelas NTN-Bs também fechou em queda moderada, refletindo redução marginal da inflação implícita.

Gráfico da Semana


A Inflação nos EUA: 'Past its peak?". Foi a segunda vez, desde abril de 2020, que ambos o CPI e o PPI caíram simultamenamente em uma leitura mensal.



O que esperar para a próxima semana


A próxima semana será mais leve em relação à divulgação de dados econômicos. No cenário internacional, o destaque será a divulgação da ata da última reunião do FOMC, enquanto no Brasil, teremos a divulgação da proxy do PIB divulgada pelo Banco Central referente a junho e o monitor do PIB da FGV.


A dinâmica positiva de curto prazo observada nas últimas semanas parece ter ganhado força com as novas peças no tabuleiro. Nos últimos dias observamos dados positivos de inflação e criação de empregos, que contribuíram para uma forte reação dos mercados, mesmo diante da manutenção dos discursos duros pelos membros do FED. O grande destaque negativo foi a tendência do dólar, que perdeu força globalmente, conforme é de se esperar à medida que o mercado aumente seu apetite à risco. As commodities, de maneira geral, também perderam força em suas tendências.


Este pano de fundo, em um ambiente de valuations descontados e quadro técnico deteriorado, como destacado nos últimos artigos, culminou em um ambiente favorável no curto prazo, favorecendo o fluxo de recursos para os ativo de risco. À Longo Prazo as incertezas permanecem e o mercado ainda vai precisar ter uma leitura mais clara à respeito do ciclo de aperto monetário ao redor do mundo.

Leituras da semana


Troubled UK economy rides out Jubilee disruption, but recession looms read more

Eurozone June production grows three times more than expected read more

Inflation a growing concern for Germans, poll shows read more

Spain July final CPI at 10.8% y/y, highest since 1984 read more

U.S. producer prices fall in July; weekly jobless claims climb read more

Swedish inflation eases in July, aggressive rate hikes still seen read more

Taiwan revises down 2022 GDP growth forecast on inflation woes read more

Leonardo Strambi

Sócio-Fundador e Assessor de Investimentos na Austria Capital

Comentários


GESTÃO DE RECURSOS (1).png

Av das Américas, 1155, Sl. 807

Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22631-903

  • LinkedIn
  • Instagram

Copyright © 2025 Austria Capital Gestão de Recursos, CNPJ 61.051.733/0001-40. Todos os direitos reservados.

 

A Austria Capital Gestão de Recursos Ltda. é uma sociedade devidamente autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) para o exercício da atividade de administração de carteiras de valores mobiliários, na categoria gestora de recursos, nos termos da Resolução CVM nº 21, sob o código CVM 010157-5. As informações, opiniões, análises, materiais e documentos disponibilizados neste portal possuem caráter exclusivamente informativo e não caracterizam e não devem ser interpretados como recomendação de investimento, oferta, solicitação, convite, esforço de venda, consultoria ou assessoria de investimentos, nem como análise ou pesquisa de valores mobiliários nos termos da regulamentação vigente. O conteúdo não considera objetivos de investimento, situação financeira, necessidades específicas ou perfil de risco de qualquer investidor. Desempenhos passados não representam garantia de resultados futuros. A Austria Capital Gestão de Recursos não realiza a distribuição de cotas de fundos de investimento ou quaisquer outros valores mobiliários. Embora a Austria Capital Gestão de Recursos adote melhores esforços para garantir a precisão, integridade e atualização dos dados, não garante sua exatidão, completude ou pontualidade, não se responsabilizando por eventuais erros, omissões ou decisões tomadas com base nas informações disponibilizadas. A Austria Capital declara estar em conformidade com o Código de Ética e os Padrões de Conduta Profissional do CFA Institute. Essa declaração não é verificada pelo CFA Institute. Informações regulatórias são públicas e podem ser consultadas nos sistemas da CVM. Os serviços da Austria Capital Gestão de Recursos são oferecidos exclusivamente a clientes residentes e domiciliados no Brasil, sujeitos à tributação no Brasil, e são prestados integralmente sob jurisdição brasileira. Os serviços não são oferecidos a, e não estão disponíveis para, US persons. A Austria Capital Gestão de Recursos não possui “place of business” nos Estados Unidos, não realiza solicitação de clientes nos Estados Unidos e não é registrada como RIA perante a Securities and Exchange Commission (“SEC”), estando sujeita exclusivamente à regulação da CVM. Todo o relacionamento contratual, suitability, execução e supervisão ocorre no Brasil, conforme a regulamentação brasileira aplicável. Canais remotos de comunicação podem ser operados a partir dos Estados Unidos exclusivamente por conveniência operacional e de fuso horário. Tais comunicações não caracterizam estabelecimento, solicitação ou oferta de serviços de consultoria ou gestão nos Estados Unidos.

Services are offered exclusively to clients domiciled and tax resident in Brazil and are conducted solely under Brazilian jurisdiction. Services are not offered to, and are not available for, US persons. Austria Capital Gestão de Recursos does not maintain a US place of business and is not registered as an investment adviser with the SEC, being regulated exclusively by the Brazilian Securities Commission (CVM). All contractual relationships, suitability processes, execution and oversight occur under Brazilian regulation. 

LogoCVM_Vertical_PNG.png
bottom of page