top of page

Giro Global #4: Alívio nos ativos de risco.

  • Foto do escritor: Leonardo Strambi, CFA
    Leonardo Strambi, CFA
  • 24 de jul. de 2022
  • 3 min de leitura

Tivemos uma semana carregada de divulgação de indicadores econômicos, onde pudemos observar algum nível de alívio nos ativos de risco.


Cenário Macro


O BCE (Banco Central Europeu) elevou a taxa básica de juros em 50 bps, como antecipado pelo mercado. Foi a primeira elevação nos juros desde 2011, que mostra uma convergência esperada de política monetária frente aos principais bancos centrais do mundo. Adicionalmente, a autoridade monetária divulgou plano de recompra de dívida das economias mais fragilizadas do bloco, como tentativa de reduzir o estresse no mercado de dívidas soberanas em um momento em que a inflação observada no bloco é de 8,6%.


Nos EUA tivemos a divulgação do quinto mês seguido de contração de eexisting home sales', em um ambiente onde a média de juros para hipotecas de 30 anos subiu de ~3% para ~6% somente em 2022.


No Brasil, a Petrobras divulgou corte de R$0,20 no preço da gasolina, convergindo à paridade internacional. Estima-se um impacto entre 15 bps e 20 bps no IPCA de agosto. Além disso, a arrecadaçao federal atingiu níveis recordes, reflexo da melhora no mercado de trabalho e preços das commodities em alta, em um ambiente de recuperação econômica.


Gráfico da Semana


Setor de housing sob pressão nos EUA: Junho foi o quinto mês consecutivo de queda nas vendas de imóveis existentes.



Leituras da semana


- U.S. business activity contracts in July for first time in 2 years, survey shows read more

- Euro zone business activity contracted in July as price rises bite -PMI read more

- German manufacturing, services sectors shrink in July -flash PMI read more

- UK retail sales slip in June as consumers struggle with inflation read more

- Japan's July factory activity growth slows to 10-month low - flash PMI read more

- Nowhere to live: Rents in Canada surge as home prices fall read more

- Mexico's inflation higher than expected in early July read more

- POLL-Japan June factory output likely rose first time in 3 months as China lockdown lifted read more

- POLL-South Korea's economy likely lost some steam in Q2 read more

Juros


Nossa taxa de 10 anos abriu a semana em 13,36% e fechou em 13,63%.


As Treasuries de 10 anos abriram a 2,93% e fecharam a semana em queda a 2,78%.


Neste ambiente o VIX (CBOE Market Volatility Index) seguiu em queda e fechou a semana em 23.03.


Moedas


O DXY fechou a semana em queda de 1,23% a 106,73.


E o Real em queda de 1,63% a R$5,4980.


Commodities


As commodities fecharam a semana em alta.


O índice CRB da Thomson Reuters acumulou alta de 4,93%, interrompendo uma sequência de 5 semanas em queda e uma correção de ~20% em relação ao seu topo anterior.


Petróleo BRENT fechou em alta de 2,02% e o Iron Ore em alta de 1,05%.


Equities


O Ibovespa fechou a semana em alta de 2,46% a 98.924, enquanto o S&P 500 subiu 2,55% e fechou a 3.961 pontos.


Ibovespa YTD:


S&P 500 YTD:



O que esperar para a próxima semana


O grande destaque no cenário internacional será a decisão de política monetária norte-americana. Como atenção secundária, teremos divulgação de PIB do 2º trimestre dos EUA e da Zona do Euro. No Brasil teremos prévia do IPCA-15 e do IGP-M de julho, resultados fiscais e dados de mercado de trabalho de junho.


A redução de pressão nos ativos de risco que observamos nesta semana foi impulsionada por alguns fatores, como a sinalização do FED de que uma alta de 100bps na próxima reunião é improvável (após declarações neste sentido), leitura marginalmente positiva dos resultados corporativos nos EUA divulgados até aqui, dados econômicos com sinais mistos, que ainda não confirmam uma recessão nos EUA e um quadro técnico já extremamente deteriorado.


Apesar disso, ainda não é possível observar nenhuma mudança estrutural sobre os principais temas que o mercado vem digerindo nas últimas semanas. Conforme sinalizamos na semana anterior, os ativos brasileiros tendem a seguir acompanhando o cenário internacional complexo e os seus impactos nos preços das commodities, que afetam diretamente nossa economia e pressionam o Ibovespa e o câmbio.


De olho na Temporada de Resultados


A temporada de resultados do 2T22 se iniciou no dia 14/07 e é importante acompanhar os resultados que serão divulgados pelas empresas nas próximas semanas. Apesar de riscos maiores de uma recessão econômica, as projeções de EPS para os próximos 12 meses, 2023 e 2024 subiram levemente durante o trimestre. Ao longo do período, as projeções de lucros foram revisados para cima entre 6%-8%.




Leonardo Strambi

Sócio-Fundador e Assessor de Investimentos na Austria Capital

Comentários


GESTÃO DE RECURSOS (1).png

Av das Américas, 1155, Sl. 807

Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22631-903

  • LinkedIn
  • Instagram

Copyright © 2025 Austria Capital Gestão de Recursos, CNPJ 61.051.733/0001-40. Todos os direitos reservados.

 

A Austria Capital Gestão de Recursos Ltda. é uma sociedade devidamente autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) para o exercício da atividade de administração de carteiras de valores mobiliários, na categoria gestora de recursos, nos termos da Resolução CVM nº 21, sob o código CVM 010157-5. As informações, opiniões, análises, materiais e documentos disponibilizados neste portal possuem caráter exclusivamente informativo e não caracterizam e não devem ser interpretados como recomendação de investimento, oferta, solicitação, convite, esforço de venda, consultoria ou assessoria de investimentos, nem como análise ou pesquisa de valores mobiliários nos termos da regulamentação vigente. O conteúdo não considera objetivos de investimento, situação financeira, necessidades específicas ou perfil de risco de qualquer investidor. Desempenhos passados não representam garantia de resultados futuros. A Austria Capital Gestão de Recursos não realiza a distribuição de cotas de fundos de investimento ou quaisquer outros valores mobiliários. Embora a Austria Capital Gestão de Recursos adote melhores esforços para garantir a precisão, integridade e atualização dos dados, não garante sua exatidão, completude ou pontualidade, não se responsabilizando por eventuais erros, omissões ou decisões tomadas com base nas informações disponibilizadas. A Austria Capital declara estar em conformidade com o Código de Ética e os Padrões de Conduta Profissional do CFA Institute. Essa declaração não é verificada pelo CFA Institute. Informações regulatórias são públicas e podem ser consultadas nos sistemas da CVM. Os serviços da Austria Capital Gestão de Recursos são oferecidos exclusivamente a clientes residentes e domiciliados no Brasil, sujeitos à tributação no Brasil, e são prestados integralmente sob jurisdição brasileira. Os serviços não são oferecidos a, e não estão disponíveis para, US persons. A Austria Capital Gestão de Recursos não possui “place of business” nos Estados Unidos, não realiza solicitação de clientes nos Estados Unidos e não é registrada como RIA perante a Securities and Exchange Commission (“SEC”), estando sujeita exclusivamente à regulação da CVM. Todo o relacionamento contratual, suitability, execução e supervisão ocorre no Brasil, conforme a regulamentação brasileira aplicável. Canais remotos de comunicação podem ser operados a partir dos Estados Unidos exclusivamente por conveniência operacional e de fuso horário. Tais comunicações não caracterizam estabelecimento, solicitação ou oferta de serviços de consultoria ou gestão nos Estados Unidos.

Services are offered exclusively to clients domiciled and tax resident in Brazil and are conducted solely under Brazilian jurisdiction. Services are not offered to, and are not available for, US persons. Austria Capital Gestão de Recursos does not maintain a US place of business and is not registered as an investment adviser with the SEC, being regulated exclusively by the Brazilian Securities Commission (CVM). All contractual relationships, suitability processes, execution and oversight occur under Brazilian regulation. 

LogoCVM_Vertical_PNG.png
bottom of page