top of page

Giro Global #24: Preocupação com riscos fiscais avança e juros seguem ditando o ritmo dos mercados.

  • Foto do escritor: Leonardo Strambi, CFA
    Leonardo Strambi, CFA
  • 18 de dez. de 2022
  • 5 min de leitura

Cenário Macro


O Ibovespa encerrou a semana passada caindo -4,3% e atingindo a marca de 102.855 pontos. Ações de empresas ligadas à economia doméstica, como Natura (NTCO3), Magazine Luiza (MGLU3) e Americanas (AMER3) foram os destaques negativos, com resultado de -14,05%, -13,21% e -10,51% respectivamente.


Nos EUA, o FOMC aumentou os juros em 50 bps, conforme esperado pelo mercado e manteve tom duro, deixando claro que enquanto não houver sinais claros de melhora da inflação, a política monetária contracionista seguirá em vigência.


Na China, dados de atividade econômica de novembro ficaram abaixo das expectativas, deixando em flagrante a fragilidade da economia em função das medidas de restrição em resposta à nova onda de Covid. Importante monitorar a capacidade de recuperação, conforme o processo de reabertura avance.


No Brasil, a ata do Copom trouxe novamente discurso duro e citou os risco fiscais, sinalizando que se a inflação não convergir para a meta como o esperado, poderemos ter mais apertos à frente.


A agenda política segue no centro das atenções. O presidente da Câmara adiou a votação da PEC da Transaição para a próxima semana e o Senado sinalizou que discussão sobre a Lei das Estatais deve ficar para 2023. A curva de juros respondeu abrindo +59 bps no vértice de janeiro 2031 e o Dólar com alta de +1,15%.


Judiciário passa por cima do Legislativo no debate sobre a PEC da Transição



Curioso notar que a justificativa do ministro é que "a garantia da proteção ao plexo de direitos que perfazem o mínimo existencial da população em situação de vulnerabilidade social", ignorando que os inevitáveis efeitos inflacionários e o aumento do custo de capital proveniente de políticas econômicas que não prezam pela responsabilidade fiscal prejudicam em larga escala justamente as classes mais vulneráveis.


Em meio a esta discussão, é sempre importante lembrar da famosa citação de Milton Friedman: "Um dos maiores erros que existe é julgar os programas e as políticas públicas por suas intenções e não por seus resultados."

Quer entender melhor nossa visão sobre como investir neste cenário econômico?



Inflação e juros nos EUA: 3 gráficos que nos ajudam a mapear a trajetória da economia.


É interessante observar que os policymakers revisaram de forma significativa para cima suas projeções de taxa de juros ao longo do ano. Para 2023, a mediana é de 5,125%. Para 2024 e 2025, as medianas são 4,125% e 3,125% respectivamente, porém a grande dispersão das estimativas chama bastante a atenção.


Com o evidente comprometimento da autoridade monetária em trazer a inflação para a meta, é importante monitorar as expectativas de mercado, que hoje apontam para o início de uma trajetória de queda mais acentuada em 2023 e estabilização próximo à meta em 2024.


O Goldman Sachs publicou relatório projetando o ciclo de alta se encerrando em maio de 2023, com juros terminais entre 5 e 5,25%.


Dilma 3? O poder destrutivo do risco fiscal


A rápida escalada dos juros após as eleições demonstra que o mercado está precificando uma política econômica irresponsável do ponto de vista fiscal no novo governo, que fatalmente resultará em inflação alta e juros altos, se implementada. O gráfico mostra a trajetória da nossa taxa de 10 anos.


Assine nossa newsletter e receba as atualizações em primeira mão.


Recomendações de Leituras da semana


Bancos centrais em ação

Os principais headlines de política monetária ao redor do mundo na semana.

  • Bank of England to speed up QE reversal in early 2023

  • ECB slows rate hikes but pledges more to keep up inflation fight

  • Russia central bank holds rates, says inflationary factors prevail for now

  • GRAPHIC-Central banks ramp up rates again but the pace slows

  • Bank of Mexico hikes rate to 10.50%, signals another increase coming

  • BoE raises rates again as investors look towards end of hikes

  • Fed's Powell says inflation battle not won, more rate hikes coming

  • Swiss National Bank says inflation battle not yet won

  • Norway central bank hikes rate by quarter point, likely to act again


Obrigado pela leitura. Espero que tenha conseguido entregar o máximo de valor pelo mínimo de tempo.


Conheça o nosso modelo de assessoria.


Uma excelente semana e bons negócios.


Leonardo Strambi

Fundador e Assessor de Investimentos na Austria Capital



*Opiniões e análises pessoais, que não refletem necessariamente visões institucionais, nem se configuram como recomendação de investimento.


*A Austria Capital preza pela qualidade de informações e análises, ressaltando, no entanto que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento neste portal. Qualquer decisão de investimento deve ser sempre realizada em conjunto com um profissional certificado de mercado, observando aspectos pessoais, situação patrimonial e perfil de risco.


Comentários


GESTÃO DE RECURSOS (1).png

Av das Américas, 1155, Sl. 807

Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22631-903

  • LinkedIn
  • Instagram

Copyright © 2025 Austria Capital Gestão de Recursos, CNPJ 61.051.733/0001-40. Todos os direitos reservados.

 

A Austria Capital Gestão de Recursos Ltda. é uma sociedade devidamente autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) para o exercício da atividade de administração de carteiras de valores mobiliários, na categoria gestora de recursos, nos termos da Resolução CVM nº 21, sob o código CVM 010157-5. As informações, opiniões, análises, materiais e documentos disponibilizados neste portal possuem caráter exclusivamente informativo e não caracterizam e não devem ser interpretados como recomendação de investimento, oferta, solicitação, convite, esforço de venda, consultoria ou assessoria de investimentos, nem como análise ou pesquisa de valores mobiliários nos termos da regulamentação vigente. O conteúdo não considera objetivos de investimento, situação financeira, necessidades específicas ou perfil de risco de qualquer investidor. Desempenhos passados não representam garantia de resultados futuros. A Austria Capital Gestão de Recursos não realiza a distribuição de cotas de fundos de investimento ou quaisquer outros valores mobiliários. Embora a Austria Capital Gestão de Recursos adote melhores esforços para garantir a precisão, integridade e atualização dos dados, não garante sua exatidão, completude ou pontualidade, não se responsabilizando por eventuais erros, omissões ou decisões tomadas com base nas informações disponibilizadas. A Austria Capital declara estar em conformidade com o Código de Ética e os Padrões de Conduta Profissional do CFA Institute. Essa declaração não é verificada pelo CFA Institute. Informações regulatórias são públicas e podem ser consultadas nos sistemas da CVM. Os serviços da Austria Capital Gestão de Recursos são oferecidos exclusivamente a clientes residentes e domiciliados no Brasil, sujeitos à tributação no Brasil, e são prestados integralmente sob jurisdição brasileira. Os serviços não são oferecidos a, e não estão disponíveis para, US persons. A Austria Capital Gestão de Recursos não possui “place of business” nos Estados Unidos, não realiza solicitação de clientes nos Estados Unidos e não é registrada como RIA perante a Securities and Exchange Commission (“SEC”), estando sujeita exclusivamente à regulação da CVM. Todo o relacionamento contratual, suitability, execução e supervisão ocorre no Brasil, conforme a regulamentação brasileira aplicável. Canais remotos de comunicação podem ser operados a partir dos Estados Unidos exclusivamente por conveniência operacional e de fuso horário. Tais comunicações não caracterizam estabelecimento, solicitação ou oferta de serviços de consultoria ou gestão nos Estados Unidos.

Services are offered exclusively to clients domiciled and tax resident in Brazil and are conducted solely under Brazilian jurisdiction. Services are not offered to, and are not available for, US persons. Austria Capital Gestão de Recursos does not maintain a US place of business and is not registered as an investment adviser with the SEC, being regulated exclusively by the Brazilian Securities Commission (CVM). All contractual relationships, suitability processes, execution and oversight occur under Brazilian regulation. 

LogoCVM_Vertical_PNG.png
bottom of page