top of page

Giro Global #22: PEC da Transicao, discurso de Powell e Covid na China.

  • Foto do escritor: Leonardo Strambi, CFA
    Leonardo Strambi, CFA
  • 4 de dez. de 2022
  • 4 min de leitura

Atualizado: 7 de dez. de 2022

A semana passada se encerrou com o Ibovespa subindo +2,7% e o S&P 500 +1,3%.


Cenário Macro


O Wall Street Journal destacou o comportamento da taxa de emprego entre alguns estados norte-americanos desde o início da pandemia. Interessante observar o movimento de migração interno no país.



No Brasil, a PEC da Transição foi protocolada no Senado Federal, com intuito de retirar o orçamento do Bolsa Família do cálculo do teto de gastos, no valor de R$175 bilhões. O PIB do país cresceu 3,6% no 3º trimestre de 2022 em relação ao 3º trimestre de 2021,atingindo o maior patamar da série histórica, conforme noticiado pelo Valor.


Destaco o excelente artigo do Pedro Jobim, da Legacy Capital, publicado em setembro no Infomoney, criticando a dissonância cognitiva em relação à atual situação econômica do pais, de parte dos economistas e analistas de mercado, caracterizada pelo autor como "clube do groupthink". Confira o trecho:


"O forte ajuste fiscal imprimido pelo governo durante a pandemia – único caso no mundo – constitui fator importante na explicação deste fenômeno. Com a manutenção nominal das despesas com pessoal, em 2021 e 2022, e da eficácia maior do que a esperada da reforma da previdência sobre os benefícios do INSS, o governo atual será o primeiro, desde 1988, que entregará, no último ano de seu quadriênio, um gasto primário, como proporção do PIB, menor do que o herdado de seu antecessor (2).


Este fato absolutamente notável é omitido ou menosprezado na maior parte das análises disponíveis, que consideram, ainda, estar a economia do Brasil em “frangalhos”, e ser “calamitosa” a situação fiscal. O foco integral da “análise” é direcionado , por algum motivo, ao orçamento de 2023, e no fato de que, provavelmente, parte da despesa com o programa de complementação de renda precisará ser acomodada acima do teto de gastos, a exemplo do ocorrido em 2022 – o que , por sinal, não impedirá que a despesa do governo registre queda real no quadriênio, como já destacado, e que haja superávit primário do setor público, pelo segundo ano consecutivo, em torno de 1% do PIB.


O país caminha pra crescer 3% ou mais em 2022, e a robustez do quadro sugere haver uma possibilidade concreta de que o crescimento mais forte possa ter relação com o conjunto de reformas e iniciativas implementadas desde 2016, dentre as quais podemos incluir entre as mais relevantes, do ponto de vista de aumento do PIB potencial: a reforma trabalhista; a reforma da previdência; os marcos regulatórios do gás, navegação e saneamento; a redução de diversos impostos, como o IPI e o ICMS; a independência do Banco Central; a lei de liberdade econômica; a desalavancagem do BNDEs e o fim de seus empréstimos subsidiados, iniciativas que abriram enorme espaço para o mercado de capitais; e a concessão de dezenas de aeroportos, terminais portuários, e milhares de quilômetros de rodovias e ferrovias à iniciativa privada.


Uma das características do groupthink é justamente a recusa do grupo em admitir a possibilidade de um erro de diagnóstico, por motivos por vezes ligados à vaidade ou posicionamento político de seus membros."


Também recomendo o episódio do podcast Market Makers, que contou a presença do CIO da casa, Felipe Guerra. , que demonstrou com clareza o posicionamento da gestora, que está bem pessimista com bolsas internacionais e doméstica. No exterior, pela inabilidade das autoridades monetárias resgatarem artificialmente os mercados de recessões, injetando liquidez, como em outras crises, levando em conta a atual conjuntura; e no Brasil, pela própria maneira de pensar do PT, que já sinaliza mais gastos num momento do ciclo econômico que não faz sentido, segundo a opinião do gestor. A casa reflete essa posição estando “short” (vendido) em Brasil, em bolsas internacionais e zerado em juros brasileiros. Além disso, chamou a atenção a convicção com o petróleo, posição que a gestora segue comprada.


A imprensa divulgou que Lula teria confirmado a interlocutores Haddad no Ministério da Economia. O principal desafio do novo governo será conquistar a confiança do mercado, tarefa que vem se tornando cada vez mas improvável, pelas útlimas sinalizações.


Nos EUA, Jerome Powell sinalizou que o ciclo de alta pode estar chegando ao fim. O mercado reagiu bem, porém é provável que ainda tenhamos um período de alta volatilidade à frente. Compartilho uma ótima análise pela Reuters do discurso de Powell.


Além disso, dados do mercado de trabalho americano superaram novamente as expectativas do mercado, reafirmando a impressionante resiliência da economia norte americana. Importante seguir monitorando, tendo em vista que um mercado de trabalho mais aquecido dificultam o arrefecimento da inflação. Vale pontuar que o FED tem reforçado que as decisões de política monetária seguem sendo 'data dependent''.

Na China, as restrições para tentar conter o avanço da Covid na China seguem no radar do mercado. Em resposta aos protestos nas ruas, autoridades chinesas seguem sinalizando que podem afrouxar gradativamente as restrições de mobilidade, conforme noticiado pela bloomberg.


Bancos centrais em ação

Os principais headlines de política monetária ao redor do mundo na semana.

  • Ahead of November FOMC, big banks saw 4.875% peak Fed rate target

  • China frees up $70 bln for banks to underpin slowing economy

  • Pakistan central bank lifts key rate in surprise move on inflation

  • ECB's Lane plays down wage, core inflation fears

  • EXCLUSIVE-China central bank to offer cheap loans to support developers' bonds-sources

  • ECB accounts show inflation fears justifying more rate hikes

  • BoE's Ramsden favours more rate hikes, but sees potential for cuts

Uma excelente semana e bons negócios.


Leonardo Strambi

Fundador e Assessor de Investimentos na Austria Capital


*Opiniões e análises pessoais, que não refletem necessariamente visões institucionais, nem se configuram como recomendação de investimento.


*A Austria Capital preza pela qualidade de informações e análises, ressaltando, no entanto que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento neste portal. Qualquer decisão de investimento deve ser sempre realizada em conjunto com um profissional certificado de mercado, observando aspectos pessoais, situação patrimonial e perfil de risco.


Comentários


GESTÃO DE RECURSOS (1).png

Av das Américas, 1155, Sl. 807

Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22631-903

  • LinkedIn
  • Instagram

Copyright © 2025 Austria Capital Gestão de Recursos, CNPJ 61.051.733/0001-40. Todos os direitos reservados.

 

A Austria Capital Gestão de Recursos Ltda. é uma sociedade devidamente autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) para o exercício da atividade de administração de carteiras de valores mobiliários, na categoria gestora de recursos, nos termos da Resolução CVM nº 21, sob o código CVM 010157-5. As informações, opiniões, análises, materiais e documentos disponibilizados neste portal possuem caráter exclusivamente informativo e não caracterizam e não devem ser interpretados como recomendação de investimento, oferta, solicitação, convite, esforço de venda, consultoria ou assessoria de investimentos, nem como análise ou pesquisa de valores mobiliários nos termos da regulamentação vigente. O conteúdo não considera objetivos de investimento, situação financeira, necessidades específicas ou perfil de risco de qualquer investidor. Desempenhos passados não representam garantia de resultados futuros. A Austria Capital Gestão de Recursos não realiza a distribuição de cotas de fundos de investimento ou quaisquer outros valores mobiliários. Embora a Austria Capital Gestão de Recursos adote melhores esforços para garantir a precisão, integridade e atualização dos dados, não garante sua exatidão, completude ou pontualidade, não se responsabilizando por eventuais erros, omissões ou decisões tomadas com base nas informações disponibilizadas. A Austria Capital declara estar em conformidade com o Código de Ética e os Padrões de Conduta Profissional do CFA Institute. Essa declaração não é verificada pelo CFA Institute. Informações regulatórias são públicas e podem ser consultadas nos sistemas da CVM. Os serviços da Austria Capital Gestão de Recursos são oferecidos exclusivamente a clientes residentes e domiciliados no Brasil, sujeitos à tributação no Brasil, e são prestados integralmente sob jurisdição brasileira. Os serviços não são oferecidos a, e não estão disponíveis para, US persons. A Austria Capital Gestão de Recursos não possui “place of business” nos Estados Unidos, não realiza solicitação de clientes nos Estados Unidos e não é registrada como RIA perante a Securities and Exchange Commission (“SEC”), estando sujeita exclusivamente à regulação da CVM. Todo o relacionamento contratual, suitability, execução e supervisão ocorre no Brasil, conforme a regulamentação brasileira aplicável. Canais remotos de comunicação podem ser operados a partir dos Estados Unidos exclusivamente por conveniência operacional e de fuso horário. Tais comunicações não caracterizam estabelecimento, solicitação ou oferta de serviços de consultoria ou gestão nos Estados Unidos.

Services are offered exclusively to clients domiciled and tax resident in Brazil and are conducted solely under Brazilian jurisdiction. Services are not offered to, and are not available for, US persons. Austria Capital Gestão de Recursos does not maintain a US place of business and is not registered as an investment adviser with the SEC, being regulated exclusively by the Brazilian Securities Commission (CVM). All contractual relationships, suitability processes, execution and oversight occur under Brazilian regulation. 

LogoCVM_Vertical_PNG.png
bottom of page