top of page

Giro Global #18: Fortes quedas nas big techs e espera pelo resultado das eleições.

  • Foto do escritor: Leonardo Strambi, CFA
    Leonardo Strambi, CFA
  • 30 de out. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 26 de dez. de 2022

Ibovespa cai 4,5% enquanto mercado aguarda resultado das eleições.


Resumo da Semana


Tudo que você precisa saber sobre o mercado, em apenas 1 minuto.



Cenário Macro


Cenário macro


O Ibovespa encerrou a semana em queda de -4,5% aos 114 mil pontos. Destaque para ações da Yduqs (YDUQ3), que subiram quase 22%, BRF (BRFS3), que registrou queda de -17%, e para as estatais Petrobras (PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3), que registraram quedas superiores a -10%, devido às incertezas do cenário eleitoral.


Nos EUA, destaque para os resultados das big techs, que decepcionaram o mercado, apresentando impactos significativos pelo cenário macro deteriorado. Mesmo assim, o S&P 500 e Nasdaq encerraram em alta de 4,0% e 2,2%, respectivamente. Além disso, o PIB mostrou crescimento de 2,6% em termos anualizados no 3T22 em comparação com o trimestre anterior. A variação do PIB retornou ao território positivo após ter registrado duas contrações consecutivas no primeiro e segundo trimestres.


No Brasil, o IPCA-15 de outubro ficou em 0,16%, acima das expectativas do mercado. A surpresa de alta concentrou-se em um único item, a passagem aérea. Além disso, a comunicação também registrou alta acima do esperado, justamente nos serviços com redução de impostos e nos que registraram deflação no mês anterior.


Na China, o presidente Xi Jinping iniciou seu terceiro mandato consecutivo com novos aliados para cargos de liderança, sinalizou que não haverá trégua na verificação de empresas privadas, e endossou a política zero Covid. O PIB surpreendeu positivamente o mercado, mostrando que o país se recuperou em um ritmo mais rápido do que o esperado no terceiro trimestre, crescendo 3,9% em relação ao ano anterior, superando a previsão de 3,4%, e mais rápido do que o crescimento de 0,4% no segundo trimestre.


Por fim, na Europa, o BCE elevou novamente suas taxas de juros em 0,75 p.p. e disse esperar aumentar ainda mais as taxas para assegurar o regresso da inflação – que hoje está em quase 10% – à meta de médio prazo de 2%. Nos últimos meses, a alta dos preços de energia e alimentos e os gargalos na oferta, atrelados a recuperação da demanda pós-pandemia, levaram a um aumento das pressões sobre os preços e ao aumento da inflação. O índice de confiança econômica da Zona do Euro registrou 92,5 pontos em outubro, seu menor valor dos últimos dois anos, à medida que o cenário macroeconômico segue complexo na região.


Destaques Macro


Fluxo de estrangeiros: +R$2,1 bilhões


Dólar: +2,56%; R$ 5,29/ USD


Juros: Vértice janeiro 2031: +8 bps; atingindo 11,83% a.a.


Bancos centrais em ação

Os principais headlines de política monetária ao redor do mundo na semana.

  • Fed's Daly says it's time to start talking about slowing rate hikes

  • Bank of England bond stockpile incurs first loss for UK public finances

  • Fed's Harker says high inflation calls for more rate hikes

  • Fed may have to slow or stop balance sheet trimming in 2023, Barclays says

  • Canada recession may be ‘necessary evil’ as central bank queues big hike

  • Argentina central bank pauses rate hikes after inflation undershoot


O que esperar para a próxima semana


Na próxima semana, os mercados estarão atentos para a decisão de juros do FOMC, que deve trazer sinalizações importantes sobre os próximos passos do FED. O Banco da Inglaterra também decidirá sobre juros e política monetária.


Entre os dados econômicos, os destaques serão os resultados do mercado de trabalho nos EUA de outubro, a inflação ao produtor (PPI) e ao consumidor (CPI) da Zona do Euro referentes a setembro e outubro, respectivamente.


No Brasil, a semana é marcada pelo pós-eleições e as sinalizações a respeito do futuro arcabouço fiscal. Uma excelente semana e bons negócios.


*Opiniões e análises pessoais, que não refletem necessariamente visões institucionais.


Leonardo Strambi

Fundador e Assessor de Investimentos na Austria Capital


Comentários


GESTÃO DE RECURSOS (1).png

Av das Américas, 1155, Sl. 807

Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22631-903

  • LinkedIn
  • Instagram

Copyright © 2025 Austria Capital Gestão de Recursos, CNPJ 61.051.733/0001-40. Todos os direitos reservados.

 

A Austria Capital Gestão de Recursos Ltda. é uma sociedade devidamente autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) para o exercício da atividade de administração de carteiras de valores mobiliários, na categoria gestora de recursos, nos termos da Resolução CVM nº 21, sob o código CVM 010157-5. As informações, opiniões, análises, materiais e documentos disponibilizados neste portal possuem caráter exclusivamente informativo e não caracterizam e não devem ser interpretados como recomendação de investimento, oferta, solicitação, convite, esforço de venda, consultoria ou assessoria de investimentos, nem como análise ou pesquisa de valores mobiliários nos termos da regulamentação vigente. O conteúdo não considera objetivos de investimento, situação financeira, necessidades específicas ou perfil de risco de qualquer investidor. Desempenhos passados não representam garantia de resultados futuros. A Austria Capital Gestão de Recursos não realiza a distribuição de cotas de fundos de investimento ou quaisquer outros valores mobiliários. Embora a Austria Capital Gestão de Recursos adote melhores esforços para garantir a precisão, integridade e atualização dos dados, não garante sua exatidão, completude ou pontualidade, não se responsabilizando por eventuais erros, omissões ou decisões tomadas com base nas informações disponibilizadas. A Austria Capital declara estar em conformidade com o Código de Ética e os Padrões de Conduta Profissional do CFA Institute. Essa declaração não é verificada pelo CFA Institute. Informações regulatórias são públicas e podem ser consultadas nos sistemas da CVM. Os serviços da Austria Capital Gestão de Recursos são oferecidos exclusivamente a clientes residentes e domiciliados no Brasil, sujeitos à tributação no Brasil, e são prestados integralmente sob jurisdição brasileira. Os serviços não são oferecidos a, e não estão disponíveis para, US persons. A Austria Capital Gestão de Recursos não possui “place of business” nos Estados Unidos, não realiza solicitação de clientes nos Estados Unidos e não é registrada como RIA perante a Securities and Exchange Commission (“SEC”), estando sujeita exclusivamente à regulação da CVM. Todo o relacionamento contratual, suitability, execução e supervisão ocorre no Brasil, conforme a regulamentação brasileira aplicável. Canais remotos de comunicação podem ser operados a partir dos Estados Unidos exclusivamente por conveniência operacional e de fuso horário. Tais comunicações não caracterizam estabelecimento, solicitação ou oferta de serviços de consultoria ou gestão nos Estados Unidos.

Services are offered exclusively to clients domiciled and tax resident in Brazil and are conducted solely under Brazilian jurisdiction. Services are not offered to, and are not available for, US persons. Austria Capital Gestão de Recursos does not maintain a US place of business and is not registered as an investment adviser with the SEC, being regulated exclusively by the Brazilian Securities Commission (CVM). All contractual relationships, suitability processes, execution and oversight occur under Brazilian regulation. 

LogoCVM_Vertical_PNG.png
bottom of page