top of page

Giro Global #17: Em semana positiva, Ibovespa sobe 7%.

  • Foto do escritor: Leonardo Strambi, CFA
    Leonardo Strambi, CFA
  • 22 de out. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 24 de out. de 2022

O pano de fundo do cenário global segue sem grandes novidades: inflação alta, políticas monetárias contracionistas e sinais de arrefecimento do crescimento econômico nas economias mais desenvolvidas. Apesar disso, tivemos uma semana positiva para os ativos de risco. O S&P500 subiu 5,2% e o Ibovespa encerrou com ganhos de 7%, atingindo os 120 mil pontos.


Resumo da Semana


Tudo que você precisa saber sobre o mercado, em apenas 1 minuto.


Cenário Macro


Agregadores de pesquisas indicam momentum favorável ao atual presidente, apesar de o candidato do PT seguir na liderança das intenções de votos.


O pano de fundo do cenário global segue sem grandes novidades: inflação alta, políticas monetárias contracionistas e sinais de arrefecimento do crescimento econômico nas economias mais desenvolvidas. Apesar disso, tivemos uma semana positiva para os ativos de risco. O S&P500 subiu 5,2% e o Ibovespa encerrou com ganhos de 7%, atingindo os 120 mil pontos.


Os destaques positivos da semana foram as ações de Natura ($NTCO3), que ganharam 17,9%, Banco do Brasil ($BBAS3), +14,1%, 3R Petroleum ($RRRP3), +13,7% e Petrobras ($PETR4), +12,9%. Os destaques negativos foram Americanas ($AMER3), que perdeu 16,7% e MRV ($MRVE3), -11,4%.


Com o resultado da semana, as ações da Petrobras acumulam uma valorização de mais de 80% em 2022 e a empresa atingiu valor de mercado recorde. Na sexta feira, o Valor divulgou uma matéria destacando a forte valorização. https://valor.globo.com/financas/noticia/2022/10/21/acoes-da-petrobras-saltam-mais-de-80percent-no-ano-e-estatal-atinge-o-maior-valor-de-mercado-da-historia.ghtml



No Brasil, a corrida eleitoral segue no centro das atenções. Apesar de Lula seguir liderando as pesquisas de intenção e votos, Bolsonaro tem diminuído a diferença e dá sinais de que tem o momentum a seu favor.


O maior foco de atenção tem sido as polêmicas decisões do TSE no sentido de uma maior regulação das campanhas e cobertura da mídia. Confira algumas medidas controversas adotadas pelo tribunal nas últimas semanas:


  • Proibição da divulgação do documentário "Quem mandou matar Jair Bolsonaro?", da Brasil Paralelo. Acesse a matéria;

  • Determinação da retirada do ar, de todas as plataformas de TV , de conteúdos de campanha com a temática "Lula mais votado em presídios" e "Lula defende o crime".

  • Determinação que o Grupo Jovem Pan não pode falar sobre o assunto, sob pena de multa diária para o canal e para os jornalistas. Acesse a matéria;

  • Censura de uma frase de Marco Aurélio Mello, onde o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) afirmou que Lula não foi inocentado, de uma peça eleitoral da campanha de Jair Bolsonaro.


Destaco as coberturas do New York Times e do Wall Street Journal sobre o tema:


NYT: "To fight lies, Brazil gives one man power over online speech". Veja na íntegra: https://www.nytimes.com/2022/10/21/world/americas/brazil-online-content-misinformation.html



O fundador e economista-chefe da Legacy Capital, Pedro Jobim, escreveu um comentário interessante sobre o tema, entitulado "O Brasil sob censura", onde destacou que "a suspensão de garantias constitucionais sempre vem acompanhadas de ressalvas morais e considerações sobre circunstâncias excepcionais". Confira a íntegra do artigo, clicando aqui.


Nos EUA, a temporada de resultados tem dado sinais mistos. Netflix subiu mais de 14% na semana após reportar um crescimento da base de usuários acima do esperado, enquanto Tesla e Snap cairam 6,3% e 28% respectivamente, com resultados que decepcionaram.


Além dos resultados corporativos, o principal foco continua sendo o rumo da política monetária. As taxas das treasuries voltaram a cair, após forte movimento de alta, com a reação do mercado à novas sinalizações do FED, conforme destaquei na semana anterior:


Na Europa, a primeira-ministra britânica, Liz Truss, renunciou de forma surpreendente, após o impacto negativo sobre a estabilidade financeira do país, gerado pelo seu programa econômico. O mercado reagiu bem ao recuo dos planos anunciados anteriormente.


Na China, apesar da sinalização de que a política covid zero seguirá em vigor, Xi Jinping reafirmou que uma das maiores prioridades seguem sendo o desenvolvimento econômico.


Destaques Macro


Fluxo de estrangeiros: +R$270 milhões


Dólar: -3,05%; R$ 5,16/ USD


Juros: Vértice janeiro 2031: -7 bps; atingindo 11,74% a.a.


Bancos centrais em ação

Os principais headlines de política monetária ao redor do mundo na semana.

  • Fed's Daly says it's time to start talking about slowing rate hikes

  • Bank of England bond stockpile incurs first loss for UK public finances

  • Fed's Harker says high inflation calls for more rate hikes

  • Fed may have to slow or stop balance sheet trimming in 2023, Barclays says

  • Canada recession may be ‘necessary evil’ as central bank queues big hike

  • Argentina central bank pauses rate hikes after inflation undershoot


O que esperar para a próxima semana


No Brasil teremos IPCA-15 de outubro, decisão de juros pelo COPOM, PNAD contínua e CAGED. No cenário internacional, PMI e confiança do consumidor para EUA, Zona do Euro e Alemanha. Uma excelente semana e bons negócios.


*Opiniões e análises pessoais, que não refletem necessariamente visões institucionais.


Leonardo Strambi

Fundador e Assessor de Investimentos na Austria Capital


Comentários


GESTÃO DE RECURSOS (1).png

Av das Américas, 1155, Sl. 807

Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22631-903

  • LinkedIn
  • Instagram

Copyright © 2025 Austria Capital Gestão de Recursos, CNPJ 61.051.733/0001-40. Todos os direitos reservados.

 

A Austria Capital Gestão de Recursos Ltda. é uma sociedade devidamente autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) para o exercício da atividade de administração de carteiras de valores mobiliários, na categoria gestora de recursos, nos termos da Resolução CVM nº 21, sob o código CVM 010157-5. As informações, opiniões, análises, materiais e documentos disponibilizados neste portal possuem caráter exclusivamente informativo e não caracterizam e não devem ser interpretados como recomendação de investimento, oferta, solicitação, convite, esforço de venda, consultoria ou assessoria de investimentos, nem como análise ou pesquisa de valores mobiliários nos termos da regulamentação vigente. O conteúdo não considera objetivos de investimento, situação financeira, necessidades específicas ou perfil de risco de qualquer investidor. Desempenhos passados não representam garantia de resultados futuros. A Austria Capital Gestão de Recursos não realiza a distribuição de cotas de fundos de investimento ou quaisquer outros valores mobiliários. Embora a Austria Capital Gestão de Recursos adote melhores esforços para garantir a precisão, integridade e atualização dos dados, não garante sua exatidão, completude ou pontualidade, não se responsabilizando por eventuais erros, omissões ou decisões tomadas com base nas informações disponibilizadas. A Austria Capital declara estar em conformidade com o Código de Ética e os Padrões de Conduta Profissional do CFA Institute. Essa declaração não é verificada pelo CFA Institute. Informações regulatórias são públicas e podem ser consultadas nos sistemas da CVM. Os serviços da Austria Capital Gestão de Recursos são oferecidos exclusivamente a clientes residentes e domiciliados no Brasil, sujeitos à tributação no Brasil, e são prestados integralmente sob jurisdição brasileira. Os serviços não são oferecidos a, e não estão disponíveis para, US persons. A Austria Capital Gestão de Recursos não possui “place of business” nos Estados Unidos, não realiza solicitação de clientes nos Estados Unidos e não é registrada como RIA perante a Securities and Exchange Commission (“SEC”), estando sujeita exclusivamente à regulação da CVM. Todo o relacionamento contratual, suitability, execução e supervisão ocorre no Brasil, conforme a regulamentação brasileira aplicável. Canais remotos de comunicação podem ser operados a partir dos Estados Unidos exclusivamente por conveniência operacional e de fuso horário. Tais comunicações não caracterizam estabelecimento, solicitação ou oferta de serviços de consultoria ou gestão nos Estados Unidos.

Services are offered exclusively to clients domiciled and tax resident in Brazil and are conducted solely under Brazilian jurisdiction. Services are not offered to, and are not available for, US persons. Austria Capital Gestão de Recursos does not maintain a US place of business and is not registered as an investment adviser with the SEC, being regulated exclusively by the Brazilian Securities Commission (CVM). All contractual relationships, suitability processes, execution and oversight occur under Brazilian regulation. 

LogoCVM_Vertical_PNG.png
bottom of page