top of page

Giro Global #11: Após 5 semanas de queda, S&P 500 registra forte alta e Ibovespa acompanha.

  • Foto do escritor: Leonardo Strambi, CFA
    Leonardo Strambi, CFA
  • 11 de set. de 2022
  • 2 min de leitura

O índice norte-americano teve alta de 3,6% e o Ibovespa 1,3%. Apesar da correção técnica nos movimentos de queda, ainda não é possível observar mudanças significativas no cenário econômico, que permanece desafiador e com diversos focos de incerteza.


Resumo da Semana


Tudo que você precisa saber sobre o mercado, em apenas 1 minuto.



Em semana de Labor Day, nos EUA e feriado da Independência no Brasil, o #Ibovespa encerrou em alta de +1,3%, acompanhando o forte desempenho do S&P500, que fechou em alta de +3,6%, após 5 semanas consecutivas de quedas.


A leitura de agosto do #IPCA trouxe o segundo dado consecutivo de #deflação, com queda de 0,36% comparado a julho. Com isso, a #inflação dos últimos 12 meses voltou a ficar abaixo dos dois dígitos.


Apesar das falas mais duras do presidente do BC, Roberto Campos Neto, indicando que poderemos ter um período mais longo de Selic alta, juros futuros fecharam a semana em queda.


Nos #EUA, dirigentes do #FED se manifestaram, reforçando as expectativas do mercado de uma continuidade do aperto monetário; na #China, novos #lockdowns pressionam as expectativas de crescimento econômico; na #Europa, o #BCE elevou os juros em 75 bps, conforme esperado e sinalizou elevação em suas projeções de inflação para a Zona do Euro, reforçando que não espera recessão.


Além disso, o falecimento, aos 96 anos, da #rainha Elizabeth II, a #monarca britânica mais longeva da história, que passou 70 anos no trono, também repercurtiu de forma intensa e causou grande comoção ao redor do #mundo.


Apesar da correção técnica nos movimentos de queda, ainda não é possível observar mudanças significativas no cenário econômico, que permanece desafiador e com diversos focos de incerteza.


Na nossa bolsa, os destaques positivos da semana foram cias aéreas, impactadas pela queda no petróleo e valorizaçaõ do real; #Vale, pela alta no minério de ferro e redução dos estoques de #aço da China, #Natura e #Bradespar; os destaques negativos foram os #frigoríficos, com #Marfrig e #Minerva sofrendo após divulgação do relatório USDA China: Livestock and Products, prevendo quedas reelvantes na importação de carne #bovina e #suína na China para o próximo ano.


#Fluxo: O saldo acumulado da movimentação dos investidores estrangeiros na Bolsa foi de R$ -1,7 bilhões na semana.


#Dólar: O Dólar fechou a semana em queda de -0,44%.


#Juros: O vértice janeiro 2031 teve fechamento de 30 bps.


Ao longo desta semana, destaque no cenário internacional para as divulgações de inflação ao consumidor (#CPI) e ao produtor (#PPI) nos EUA e na Zona do Euro. Além disso, teremos decisão de política monetária pelo #BoE (Banco da Inglaterra).


No Brasil, teremos a divulgação de indicadores de atividade econômica de julho: vendas no comércio #varejista; receitas do setor de serviços; e IBC-Br, proxy mensal do #PIB calculada pelo Banco Central.


Uma excelente semana e bons negócios.


Leonardo Strambi

Fundador e Assessor de Investimentos na Austria Capital

Comentários


bottom of page