Carta mensal Austria Capital - maio/2024
- Leonardo Strambi, CFA

- 12 de mai. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 16 de mai. de 2024
Sobre nossas cartas mensais
Investir para o longo prazo é uma ótima maneira de criar riqueza. Apesar disso, em um mundo onde o fluxo de informações ocorre em uma velocidade tão acelerada, é cada vez mais desafiador manter o foco naquilo que realmente importa.
Para obter sucesso neste processo, ter convicção é tão importante quanto ter humildade para mudar de opinão constantemente.
Nesta carta, compartilho breves notas de reflexão que nos ajudam a compreender os ciclos econômicos e identificar tendências duradouras; formar convicção ou mudar de opinião sobre teses de investimento; e estruturar portfólios inteligentes e resilientes.
Resumindo, ideias que podem ajudar a navegar a jornada para o longo prazo, em um mercado cada vez mais "curto-prazista".
Nosso objetivo é ir direto ao ponto para entregar o máximo de valor pelo mínimo de tempo.
Boa leitura!
Leonardo Strambi, CFA
A. Posicionamento das Carteiras Administradas 🎯
📨 Quer receber nossas cartas diretamente no seu email?
Após cinco meses consecutivos de altas, houve uma reversão nos mercados globais de risco em abril, com os principais índices de renda variável e renda fixa global registrando quedas. O forte movimento de valorização dos últimos meses foi impulsionado pela desaceleração da inflação nos EUA durante o segundo semestre de 2023 e de sinalizações do Fed indicando um possível ciclo de cortes de juros em 2024, que contribuiu para um movimento de fechamento na curva de juros americana.
Em abril tivemos uma reversão deste movimento, iniciada pela divulgação do PCE, que é a principal medida de inflação monitorada pelo FED. Com a leitura de abril vindo 0,10% acima do consenso (2,70% contra 2,60%), o mercado passou a precificar a possibilidade de o processo de desinflação nos EUA ter estagnado. Vale lembrar que as sinalizações do governo pela necessidade de emitir mais dívidas para financiar o déficit também contribuíram para esse movimento de reprecificação pelos agentes econômicos.
Isso levou o mercado a revisar suas expectativas para os cortes nas taxas de juros em 2024, passando a precificar apenas um corte, em dezembro. Lembro que, em janeiro, os mercados chegaram a precificar seis cortes em 2024. Como resultado, houve um aumento significativo nas taxas dos títulos do Tesouro dos EUA e uma reprecificação dos ativos de risco globais, de maneira geral.
*Expectativas sobre cortes nas taxas do Fed diminuem conforme a inflação surpreende.
Já no final do mês e no início de maio, tivemos dois dados importantes que ajudaram a 'acalmar' os mercados: o PIB americano, divulgado no dia 25/04, registrou um crescimento anualizado inferior ao consenso no primeiro trimestre de 2024 (1,6% contra 2,5%); e o payroll, divulgado no dia 03/05 registrou um incremento de 175 mil vagas de trabalho, contra um consenso de 238 mil. À uma primeira análise, pode parecer contraintuitivo que dados que apontam para uma desaceleração da atividade econômica tenham impacto positivo nos mercados. No entanto, em um cenário onde o FED tem deixado claro que sua postura seguirá sendo 'data dependent', uma atividade econômica mais fraca pode retirar pressão das expectativas de inflação e, consequentemente, antecipar o ciclo de corte de juros.
O cenário é tão complexo, que atualmente notícias ruins são consideradas positivas e vice-versa!
Brincadeiras à parte, dentre os principais fatos ocorridos no último mês, destacaram-se também a aceleração acima do esperado da inflação do consumidor (CPI) nos EUA e uma temporada de divulgação de balanços do 1T2024 nos EUA, positiva na média, com crescimento médio de +3,9% nas receitas e +8,0% nos lucros, o que ajuda a sustentar os múltiplos ainda elevados das bolsas americanas, que negocia a aproximadamente 21x lucro, contra uma média histórica de 15,7x lucro (veja a imagem abaixo).
Em meio a esses acontecimentos, o índice Bloomberg Global Aggregate, que representa a renda fixa global, registrou uma queda de -2,5% em abril, ampliando a queda acumulada no ano para -4,6%. Enquanto isso, o índice MSCI ACWI, principal referência para ações globais, recuou -3,4% no período, reduzindo os ganhos acumulados no ano para +4,1%.
De forma resumida, abril foi um mês bem pesado para os mercados. Colocando em perspectiva, o S&P 500 caiu 4,20% e os juros de 10 anos dos EUA abriram 50 pontos base, o que fez com que os títulos longos (duração entre 10 e 20 anos) perdessem entre 5% e 6% de valor no mês. Movimentos dessa magnitude são raros e não experimentamos quedas desse porte desde setembro de 2022.
Análise dos prêmios de risco
Termômetro de alocação
B. SELEÇÃO AUSTRIA CAPITAL
📌 Uma etapa crucial do nosso processo de investimento é o screening. O objetivo é identificar as melhores oportunidades de investimento em cada classe de ativo, restringindo assim o nosso universo de cobertura para uma lista de ativos "selecionáveis" para os nossos portfólios. Atualizamos mensalmente em nossa newsletter algumas das nossas listas de destaque mais relevantes, elaboradas a partir de nossos critérios quantitativos e refinamentos qualitativos. A nossa lista de destaque é uma ferramenta de pesquisa valiosa, frequentemente utilizada nas fases iniciais do nosso processo de investimento. Contudo, ela não deve ser interpretada como uma recomendação de investimento.
📨 Assine nossa newsletter para receber gratuitamente a seleção de ativos completa.
Uma excelente semana e bons negócios.
Leonardo Strambi, CFA Economista graduado pela PUC-RJ, MBA em Gestão de Investimentos pelo IAG/PUC-RJ, Gestor de Recursos CVM - CGA/CGE. Fundou a Austria Capital em 2017, onde atua como gestor de portfólios. |
🚨 A Austria Capital preza pela qualidade de informações e análises, ressaltando, no entanto que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento neste portal.
🚨 Decisões de investimento devem ser realizadas em conjunto com um profissional, observando aspectos pessoais, situação patrimonial e perfil de risco.
🚨Opiniões e análises pessoais, que não refletem necessariamente visões institucionais, nem se configuram como recomendação de investimento.
.png)











Comentários