ReACTION #4 - Queda nas Taxas de Juros Imobiliárias Oferece Alívio aos Compradores de Casas nos EUA
- Leonardo Strambi, CFA

- 7 de ago. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 12 de ago. de 2024
Clientes e amigos,
Muitos clientes nos pedem apoio para monitorar mercado imobiliário americano, devido ao crescente interesse em investir no setor, seja para a aquisição de casas de férias ou para geração de renda extra por meio de aluguel. Compartilhamos uma atualização importante para os interessados no tema.
Queda nas Taxas de Juros Imobiliárias Oferece Alívio aos Compradores de Casas nos EUA
A taxa de juros para o empréstimo imobiliário mais popular dos Estados Unidos despencou na semana passada para seu nível mais baixo em 15 meses. Essa queda ocorreu após o Federal Reserve sinalizar que poderia começar a cortar sua taxa básica em setembro, e uma redução no mercado de trabalho reforçou a expectativa do mercado financeiro de cortes substanciais.
Detalhes da Queda das Taxas de Juros
A taxa média de contrato para uma hipoteca de taxa fixa de 30 anos caiu 27 pontos base na semana encerrada em 2 de agosto, atingindo 6,55%, conforme informado pela Mortgage Bankers Association (MBA) na quarta-feira. Essa foi a taxa mais baixa desde maio de 2023 e representou a queda mais acentuada em dois anos.
Impacto no Mercado Imobiliário
Essa redução nas taxas proporciona um alívio muito esperado para potenciais compradores de casas, num mercado imobiliário que se tornou cada vez mais inacessível nos últimos anos devido ao aumento dos preços das casas e dos custos dos empréstimos. Além disso, aqueles que compraram casas quando as taxas estavam mais altas agora têm a opção de refinanciar e reduzir seus pagamentos mensais. A taxa média do MBA para hipotecas de 30 anos chegou a atingir 7,9% em outubro do ano passado.
Aumento nos Pedidos de Refinanciamento
Os pedidos de refinanciamento aumentaram significativamente para o nível mais alto em dois anos, de acordo com o MBA. No entanto, a atividade de compra de novas casas subiu menos de 1%, limitada pelo baixo estoque de casas à venda, o que continua a pressionar os preços para cima.
Expectativas para o Futuro
O Federal Reserve, cuja campanha agressiva de aumento das taxas de combate à inflação em 2022 e 2023 elevou os custos dos empréstimos aos níveis mais altos em décadas, sinalizou recentemente que o arrefecimento das pressões sobre os preços e a desaceleração do mercado de trabalho poderiam levar a cortes nas taxas diretoras já no próximo mês. O banco central dos EUA manteve a taxa diretora na faixa de 5,25% a 5,50% por mais de um ano.
Dois dias após a última reunião de política monetária do Fed, o relatório mensal sobre o emprego do Departamento do Trabalho mostrou que a taxa de desemprego nos EUA havia saltado para 4,3% em julho e que as contratações haviam desacelerado. Esses dados aumentaram os temores de uma recessão iminente ou em curso.
Considerações Finais
Atualmente, mais de 4 milhões de hipotecas têm taxas de juros de 6,5% ou mais, segundo o ICE Mortgage Monitor da Intercontinental Exchange. No entanto, mais de seis em cada 10 hipotecas têm taxas abaixo de 4%, conforme dados da FreddieMac. Isso sugere que, para uma grande fração dos proprietários, as taxas hipotecárias precisariam cair muito mais para justificar o custo do refinanciamento ou para incentivá-los a comprar uma nova casa e colocar a atual no mercado. Para quem já possui imóvel, pode ainda não ser o momento ideal para iniciar essas tratativas, mas é importante estar atento para o movimento que se iniciou, para não perder a janela de oportunidades. Conte com nosso time para desenhar a melhor estratégia para o seu imóvel.
Caso tenha qualquer dúvida, ou queira entender com mais detalhes sobre o posicionamento dos portfólios e nossa visão de mercado, estamos à disposição.
Abraços e bons investimentos,
Leonardo Strambi, CFA
📨 Assine nossa newsletter.
Compartilhamos reflexões sobre ciclos econômicos, tendências duradouras, e como estruturar portfólios inteligentes e resilientes. O objetivo é entregar o máximo de valor pelo minimo de tempo. Boa leitura!
Leonardo Strambi, CFA Economista graduado pela PUC-RJ, MBA em Gestão de Investimentos pelo IAG/PUC-RJ, Gestor de Recursos CVM - CGA/CGE. Fundou a Austria Capital em 2017, onde atua como gestor de portfólios. |
🚨 A Austria Capital preza pela qualidade de informações e análises, ressaltando, no entanto que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento neste portal.
🚨 Decisões de investimento devem ser realizadas em conjunto com um profissional, observando aspectos pessoais, situação patrimonial e perfil de risco.
🚨Opiniões e análises pessoais, que não refletem necessariamente visões institucionais, nem se configuram como recomendação de investimento.
.png)






Comentários