ReACTION #2 - Gigantes da Tecnologia em queda: Hora de comprar ou vender?
- Leonardo Strambi, CFA

- 29 de jul. de 2024
- 3 min de leitura
Clientes e amigos,
Compartilho nossa atualização sobre principais temas que temos explorado em nossas teses de investimento e os posicionamentos das nossas carteiras administradas:
Liquidação nas Ações de Tecnologia: Oportunidades e Riscos
Nas últimas semanas, testemunhamos um forte sell-off nas ações dos EUA, colocando em evidência as avaliações elevadas de gigantes da tecnologia como Nvidia e Microsoft. Apesar da recente retração, o setor de tecnologia do S&P 500 ainda está sendo negociado a 29,5 vezes as estimativas de lucros de 12 meses, um nível próximo do máximo de duas décadas alcançado no início deste mês.
Avaliações Históricas e Expectativas do Mercado
O mercado geral também apresenta valuations historicamente elevados, com o índice de referência S&P 500 sendo negociado a 20,7 vezes as estimativas futuras, bem acima de sua média de longo prazo de 15,7. Isso levanta preocupações entre os analista, especialmente se as altas expectativas de um cenário de 'pouso suave' para a economia dos EUA não forem atendidas.
O Papel da Inteligência Artificial
O entusiasmo com o potencial de negócios da inteligência artificial impulsionou significativamente as ações de tecnologia este ano. A Nvidia, por exemplo, viu suas ações subirem quase 130% em 2024. No entanto, a recente ação do mercado indica que os investidores estão se tornando mais cautelosos em relação a ações altamente valorizadas. Resultados de lucros decepcionantes de empresas como Tesla e Alphabet provocaram as maiores perdas diárias no S&P 500 e no Nasdaq Composite desde 2022.
O Impacto nas Megacaps
Na próxima semana, os resultados de grandes empresas como Amazon, Apple, Microsoft e Meta Platforms serão divulgados, aumentando as apostas para os investidores que acumularam grandes posições em ações de tecnologia. As avaliações elevadas dessas empresas podem levar os investidores a venderem suas ações se os resultados não corresponderem às altas expectativas. A Apple, por exemplo, está sendo negociada a 30 vezes as estimativas de lucro, bem acima de suas médias de cinco e dez anos. A Microsoft, negociada a 31 vezes, também está acima de suas médias históricas.
Rotação de Investimentos
Diversos analistas passaram a abordar com maior ênfase a tese de rotação. Valuations elevados estão apoiando a tese, onde os investidores estão liquidando suas ações de grande capitalização tecnológica e movendo-se para ações de pequena capitalização e valor. Desde 10 de julho, o índice Russell 2000 de pequena capitalização subiu 10%, enquanto o S&P 500 caiu 3%. Analistas da Oxford Economics acreditam que os investidores continuarão a se afastar de nomes de tecnologia caros à medida que o crescimento dos lucros se espalha para outras áreas.
Oportunidades e Riscos
Embora muitas ações de tecnologia ainda pareçam caras, a recente queda do mercado pode ter criado oportunidades. Por exemplo, a Meta Platforms está sendo negociada a 20,6 vezes as estimativas futuras, um valor mais baixo em comparação com suas médias históricas (25 vezes lucro nos últimos 10 anos).
De um modo mais geral, os valuations atuais estão muito abaixo dos níveis vistos durante a bolha das pontocom no início dos anos 2000. No entanto, os resultados melhores do que o esperado poderiam justificar as altas avaliações das ações do setor tecnológico e dar aos investidores um impulso de confiança.
Conclusão
Os investidores devem estar preparados para volatilidade no mercado. Apesar das recentes quedas, analistas do UBS Global Wealth Management esperam que o S&P 500 termine o ano em 5.900, cerca de 8% acima dos níveis atuais. Portanto, enquanto o setor de tecnologia apresenta riscos, ele também oferece oportunidades significativas para investidores atentos e bem-informados.
Essa análise mostra a importância de monitorar de perto o desempenho das ações de tecnologia e estar preparado para ajustar estratégias de investimento conforme o mercado evolui. Manter-se atualizado com as últimas notícias e análises pode ajudar a navegar as complexidades do mercado atual.
Caso tenha qualquer dúvida, ou queira entender com mais detalhes sobre o posicionamento dos portfólios e nossa visão de mercado, estamos à disposição.
Abraços e bons investimentos,
Leonardo Strambi, CFA
📨 Assine nossa newsletter.
Compartilhamos reflexões sobre ciclos econômicos, tendências duradouras, e como estruturar portfólios inteligentes e resilientes. O objetivo é entregar o máximo de valor pelo minimo de tempo. Boa leitura!
Leonardo Strambi, CFA Economista graduado pela PUC-RJ, MBA em Gestão de Investimentos pelo IAG/PUC-RJ, Gestor de Recursos CVM - CGA/CGE. Fundou a Austria Capital em 2017, onde atua como gestor de portfólios. |
🚨 A Austria Capital preza pela qualidade de informações e análises, ressaltando, no entanto que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento neste portal.
🚨 Decisões de investimento devem ser realizadas em conjunto com um profissional, observando aspectos pessoais, situação patrimonial e perfil de risco.
🚨Opiniões e análises pessoais, que não refletem necessariamente visões institucionais, nem se configuram como recomendação de investimento.
.png)







Comentários