Nova regra de marcação à mercado de renda fixa: como ficam os seus investimentos?
- Leonardo Strambi, CFA
- 31 de ago. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de dez. de 2022
Na Austria Capital, entendemos que a nova regra estabelecida pela ANBIMA é extremamente positiva e aproxima o Brasil dos padrões internacionais. Em nossa visão, além de aumentar a transparência para o investidor, traz uma contribuição significativa do ponto de vista educacional para o mercado de renda fixa.
Os investidores que contam com uma assessoria profissional e alinhada certamente não terão grandes surpresas nem precisarão se preocupar com a mudança.

A partir de 2 de janeiro de 2023, as instituições financeiras deverão disponibilizar para seus clientes a Marcação à Mercado dos títulos públicos e privados.
A regra estabelecida pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais) aproxima o Brasil dos padrões internacionais e dá maior transparência para o investidor.
Atualmente, a maior parte das instituições atualiza os preços dos ativos com base na marcação na curva.
Investidores Qualificados e Profissionais poderão solicitar aos distribuidores que mantenham a apuração pelo valor de referência na curva, conforme taxa de compra dos ativos.
O modelo de marcação a mercado é o padrão para marcar fundos de investimentos e carteiras de clientes pessoas físicas em economias avançadas como Estados Unidos e Europa Ocidental, assim a nova regulamentação visa aproximar o Brasil de padrões internacionais de transparência de preços.
Quais ativos serão impactados?
Títulos de Crédito Privado (Debêntures, CRAs e CRIs) e Títulos Públicos adquiridos via tesourarias (mercado secundário).
Títulos Bancários permanecem sendo marcados na curva.
Não haverá alteração na dinâmica de Títulos Públicos adquiridos via Tesouro Direto, ou fundos de renda fixa, tendo em vista que ambos já são marcados à mercado.
Assine nossa newsletter e receba as atualizações em primeira mão.
O que é marcação na curva e marcação à mercado?
A Marcação na Curva utiliza o preço de compra do ativo pelo investidor para ajustar diariamente a posição do ativo, mostrando apenas o carrego na rentabilidade contratada.
A Marcação a Mercado, em contrapartida, utiliza preços de referência de mercado, aproximado a visão da posição do cliente ao real valor de mercado de venda do ativo.
Importante frisar que o preço de referência de mercado não é necessariamente o preço de venda de ativo no mercado secundário, mas sim um valor calculado com base em negócios ocorridos no mesmo ativo, seguindo uma metodologia de cálculo.
De forma geral, em momentos em que o mercado precifica uma alta na curva de juros, o valor à mercado dos ativos cai e vice-versa.
Veja no gráfico abaixo um exemplo da marcação na curva e à mercado de uma NTN-B 2035.

Na prática, o que muda?
A nova regra não altera a rentabilidade dos investimentos, apenas a visualização do preço dos títulos, de forma mais atualizada.
Importante notar que se o investidor carregar os títulos até a data de vencimento, receberá o valor correspondente à rentabilidade acordada no momento do investimento, independente das variações do preço do título ao longo do período investido.
Quer entender melhor nossa visão sobre como investir neste cenário econômico?
Como funciona o preço de referência da Anbima?
A metodologia utilizada pela Anbima para preços de referência, ou preços de mercado, utiliza contribuições de preços dos principais participantes do mercado.
Como isso impacta os seus investimentos?
Na Austria Capital, entendemos que a nova regra estabelecida pela ANBIMA é extremamente positiva e aproxima o Brasil dos padrões internacionais. Em nossa visão, além de aumentar a transparência para o investidor, traz uma contribuição significativa do ponto de vista educacional para o mercado de renda fixa.
É de se esperar que, em um primeiro momento, pessoas físicas que não foram devidamente orientadas ao investir em determinados ativos possam se surpreender com eventuais variações em seus patrimônios, principalmente levando em conta as fortes oscilações na curva de juros nos últimos meses.
Por outro lado, os investidores que contam com uma assessoria profissional e alinhada não deverão ter grandes surpresas nem precisarão se preocupar com a mudança.
Qual é a nossa recomendação?
Para evitar surpresas em relação aos seus investimentos, é fundamental que o investidor conheça e esteja alinhado com o perfil de atuação da sua assessoria de investimentos.
Um dos pilares do modelo de assessoria da Austria Capital é orientar nossos clientes de forma didática e transparente, trazendo informações de qualidade com agilidade. Além disso, nossa linha de atuação prioriza uma abordagem focada na alocação inteligente de portfólios, sempre partindo de um ponto de vista de diversificação entre fatores de risco e levando em conta o perfil de cada investidor.
Contar com o apoio de uma assessoria de investimentos profissional com expertise em alocação é o passo mais indicado para investidores que buscam estruturar uma carteira de investimentos sólida e inteligente.
Conheça o nosso modelo de assessoria.
Leonardo Strambi
Fundador e Assessor de Investimentos na Austria Capital
Comments