top of page

Follow Up Carta Mensal julho/2024: Sinais de rotação?

  • Foto do escritor: Leonardo Strambi, CFA
    Leonardo Strambi, CFA
  • 11 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 16 de jul. de 2024

ree

Clientes e amigos,


Escrevemos este texto de follow-up devido aos fatos novos de hoje, que merecem nossa atenção.


Hoje pela manhã, tivemos dados positivos de inflação, com o core inflation vindo 0,10% abaixo do esperado.


ree

Com isso, o mercado reagiu, como era de se esperar, antecipando o início do ciclo de corte de juros.


A probabilidade de corte de juros em setembro, que ontem era de 77,5%, encerrou o dia de hoje em 92,7%.

ree

No entanto, apesar das boas notícias, vimos o Nasdaq 100 e o S&P 500 caindo, o que pode parecer contraintuitivo à primeira vista.


Analisando mais a fundo, observamos o Russell 2000, que é mais concentrado em small caps, subindo +3,79%. Essa dinâmica chamou muito nossa atenção. Acreditamos que o dia de hoje pode ter marcado o início do movimento de rotação no mercado americano, que considero saudável e capaz de gerar um fôlego adicional nos ativos de risco para o período de cortes nos juros, que ao que tudo indica, está prestes a iniciar. Lembrando que acumulado no ano S&P 500 sobe 17,05%, Nasdaq 100 +20,13% e o Russel 2000 +4,91%.


Nossos portfólios de ações performaram bem hoje, pois já estavam posicionados para essa rotação. Sigamos monitorando os próximos passos do mercado para entender se ainda haverá espaço para um movimento mais pronunciado de rotação. Vale lembrar que esse cenário tende a ser positivo para mercados emergentes e pode servir de gatilho para uma movimento mais forte de valorização da bolsa brasileira, que mesmo após a alta recente, ainda negocia com desconto relevante


Caso tenha qualquer dúvida, ou queira entender um pouco mais nossa visão atual de mercado, estamos à disposição.


Obrigado pela leitura!


📨 Assine nossa newsletter.


Nesta carta mensal, compartilho reflexões sobre ciclos econômicos, tendências duradouras, e como estruturar portfólios inteligentes e resilientes. O objetivo é entregar o máximo de valor pelo minimo de tempo. Boa leitura!


Um excelente mês e bons negócios.


ree

Leonardo Strambi, CFA Economista graduado pela PUC-RJ, MBA em Gestão de Investimentos pelo IAG/PUC-RJ, Gestor de Recursos CVM - CGA/CGE. Fundou a Austria Capital em 2017, onde atua como gestor de portfólios.

🚨 A Austria Capital preza pela qualidade de informações e análises, ressaltando, no entanto que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento neste portal.


🚨 Decisões de investimento devem ser realizadas em conjunto com um profissional, observando aspectos pessoais, situação patrimonial e perfil de risco.


🚨Opiniões e análises pessoais, que não refletem necessariamente visões institucionais, nem se configuram como recomendação de investimento.

Comentários


bottom of page