top of page

Giro Global #33: Após semana negativa, mercados abrem a semana estáveis.

  • Foto do escritor: Leonardo Strambi, CFA
    Leonardo Strambi, CFA
  • 24 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

A semana passada foi de instabilidade nos mercados, com investidores mantendo a cautela em meio a um noticiário mais ativo. O crescimento da economia chinesa foi um dos destaques, mostrando uma expansão acima do esperado. No entanto, a temporada de balanços nos EUA e o novo arcabouço fiscal deixaram os investidores preocupados, levando o Ibovespa a fechar em queda de -1,8% em uma semana encurtada pelo feriado.

ree

.


No Brasil, o grande destaque da semana passada foi a entrega ao Congresso, pelo Governo Federal, do projeto de lei complementar do novo arcabouço fiscal, que substituirá o teto de gastos, em vigor desde 2016.


O projeto prevê aumento real nas despesas, de no mínimo 0,6% e no máximo 2,5% ao ano. Um dos principais pontos de atenção é que para cumprir as metas do Ministério da Fazenda de resultado primário e trajetória da dívida, o governo vai precisar aumentar a arrecadação.


Além disso, a descaracterização do não cumprimento da meta de resultado primário como Crime de Responsabilidade Fiscal e o fim da obrigatoriedade do contingenciamento em caso de descumprimento das metas estipuladas foram surpresas negativas, que naturalmente impactaram negativamente a credibilidade do arcabouço.


Olhando os indicadores econômicos, na semana passada tivemos dados mais poistivos de PMIs nos países desenvolvidos; dados de inflação ainda elevados (destaque para a surpresa negativa no Reino Unido); e crescimento acima do esperado do PIB na China. De forma geral, há indícios de que estamos em transição da fase de inflação para a fase de desaceleração do crescimento, do ciclo econômico. Ainda não está claro qual será a longevidade ou a magnitude desta nova fase.


Diante das incertezas, é importante monitorar o comportamento da inflação e da atividade econômica. O pior cenário seria passarmos por um período mais longo de estagflação (inflação alta e recessão) e o melhor cenário seria uma desaceleração significativa da inflação, sem que a economia entre em recessão.


Hoje os mercados globais operaram perto da estabilidade.

ree


ree

Obrigado pela leitura.

Espero ter conseguido entregar o máximo de valor pelo mínimo de tempo.


Uma excelente semana e bons negócios.


Fundador e Assessor de Investimentos na Austria Capital

Assine nossa newsletter e receba as atualizações em primeira mão.


*Opiniões e análises pessoais, que não refletem necessariamente visões institucionais, nem se configuram como recomendação de investimento.


*A Austria Capital preza pela qualidade de informações e análises, ressaltando, no entanto que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento neste portal. Qualquer decisão de investimento deve ser sempre realizada em conjunto com um profissional certificado de mercado, observando aspectos pessoais, situação patrimonial e perfil de risco.

Comentários


bottom of page