Giro Global #21: Baixa Liquidez, Copa do Mundo e Thanksgiving
- Leonardo Strambi, CFA

- 27 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Início da Copa do Mundo e feriado norte-americano reduzem liquidez dos mercados.
Cenário Macro
Interessante observar a relação entre as taxas terminais implícitas do BoE e do FED e a taxa de câmbio entre as duas moedas. Juros do BoE atingiram 4,65%, seguindo a trajetória de queda de curto prazo e refletindo no câmbio.

A última semana foi marcada pelo início da Copa do Mundo e pelo feriado de Ações de Graças nos EUA, que reduziu significativamente a liquidez dos mercados. O S&P 500 subiu +1,5% e o Ibovespa +0,2%.
No Brasil, o mercado segue discutindo os riscos fiscais e avaliando sinalizações a respeito da composição do Ministério da Economia, no novo governo.
Nos EUA, a ata do FOMC adotou discurso mais leve, sinalizando que uma possível desaceleração no ritmo de alta de juros pode entrar no radar da autoridade monetária em breve.
Na China, foco continua na política Covid Zero, que pressiona o crescimento econômico a curto prazo. Importante monitorar a situação, tendo em vista que uma deterioração das expectativas podem ancorar um processo de correção de preços. Manifestações populares tensionam a situação no país, conforme divulgado no domingo, 27/11, pelo TC.

Bancos centrais em ação
Os principais headlines de política monetária ao redor do mundo na semana.
Ahead of November FOMC, big banks saw 4.875% peak Fed rate target
China frees up $70 bln for banks to underpin slowing economy
Pakistan central bank lifts key rate in surprise move on inflation
ECB's Lane plays down wage, core inflation fears
EXCLUSIVE-China central bank to offer cheap loans to support developers' bonds-sources
ECB accounts show inflation fears justifying more rate hikes
BoE's Ramsden favours more rate hikes, but sees potential for cuts
Uma excelente semana e bons negócios.
Leonardo Strambi
Fundador e Assessor de Investimentos na Austria Capital
*Opiniões e análises pessoais, que não refletem necessariamente visões institucionais, nem se configuram como recomendação de investimento.
*A Austria Capital preza pela qualidade de informações e análises, ressaltando, no entanto que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento neste portal. Qualquer decisão de investimento deve ser sempre realizada em conjunto com um profissional certificado de mercado, observando aspectos pessoais, situação patrimonial e perfil de risco.
.png)

Comentários